Flávio Citro - Direito Eletrônico

Portugal criará rede nacional de postos de carregamento de carros eléctricos.

PORTUGAL – Governo antecipa rede para abastecer carros eléctricos

 O Primeiro Ministro José Sócrates assegura que Portugal vai ser o primeiro país do mundo a ter uma rede nacional de carregamento.

Uma rede nacional de postos de carregamento de carros eléctricos em Portugal vai ser uma realidade mais cedo do que aquilo que se estava à espera. A garantia foi dada pelo primeiro ministro, José Sócrates, esta terça-feira durante o anunciou de que a nova fábrica de baterias vai ser instalada em Aveiro.

Unidade em Cacia gera 200 empregos.

«Portugal deseja ser o único país no mundo, muito em breve, a ter não uma rede local de abastecimento ou de carregamento, mas uma rede verdadeiramente nacional que abranja todo o território português», disse Sócrates.

«E queremos fazê-lo rápido», garantiu o primeiro-ministro, adiandando que «tinhamos intenção de fazer essa rede de abastecimento até ao final de 2011, mas estou hoje em condições de vos dizer que o poderemos fazer até meados de 2011».

Sócrates assegura ainda que, «quando chegarem os próximos carros eléctricos de todos os fabricantes, Portugal estará em condições de oferecer aos consumidores não apenas um preço competitivo, mas também uma rede nacional de carregamentos que, naturalmente, nos convidará à opção pelo carro eléctrico».

Na mesma cerimónia, o presidente da aliança Reanult-Nissan, explicou que a fábrica de Cacia será uma das cinco que o construtor vai ter em todo o mundo a produzir baterias de iões de lítio. O objectivo é produizir 500 mil por ano.

Carlos Goshn explica que o primeiro veículo da Renault-Nissan totalmente eléctrico começa a ser vendido dentro de um ano. Veja as fotos.

Por: Lara Ferin  |  08-12-2009 

http://www.tvi24.iol.pt/empresas/portugal-automovel-carro-electrico-nissan-renault-governo-socrates/1108719-1728.html

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br