Flávio Citro - Direito Eletrônico

PORTUGAL – BANCO DE PORTUGAL DEFINE LIMITES MÁXIMOS PARA TAXA DE JUROS NO CRÉDITO AO CONSUMIDOR E NO CARTÃO DE CRÉDITO EM 2010

PORTUGAL – Juros: Taxa máxima no crédito pessoal será de 19,6% e no crédito automóvel 16,1% – Banco de Portugal

Lisboa, 07 Dez (Lusa) – Os juros máximos que as instituições poderão cobrar no crédito pessoal serão de 19,6 por cento, no crédito automóvel 16,1 por cento e nos cartões de crédito 32,8 por cento, anunciou hoje o Banco de Portugal.

O banco central anunciou hoje os juros máximos que os bancos e outras instituições financeiras podem cobrar no crédito ao consumo, que passam a ser válidos para todos os contratos celebrados a partir de 01 de Janeiro de 2010.

No que respeita ao crédito pessoal, os contratos com destino à “educação, saúde e energias renováveis” terá uma taxa de TAEG máxima de 8,7 por cento, os contratos para “locação financeira de equipamentos” 6,3 por cento e os “outros créditos pessoais” 19,6 por cento.

© 2009 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.

De Nuno André Pereira Martins (LUSA) 07/12/2009

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5gPcfgk7kWcxnbCLiMxRGolyW1xxg

Cartões de crédito com taxa máxima de 32,8%

As taxas cobradas pelos bancos no crédito pessoal, crédito automóvel, cartões de crédito, linhas de crédito e descobertos bancários passam a ter novos limites a partir do próximo dia 1 de Janeiro.

De acordo com o Banco de Portugal, os juros máximos que os bancos poderão vir a cobrar no crédito pessoal serão de 19,6%, no crédito automóvel 16,1% e nos cartões de crédito 32,8%.

No que respeita ao crédito pessoal, os contratos com destino à «educação, saúde e energias renováveis» terão uma taxa de TAEG máxima de 8,7% e os contratos para «locação financeira de equipamentos» de 6,3%.

O supervisor da banca revela, em comunicado, que no dia 1 do próximo ano, os juros cobrados pelos bancos vão estar sujeitos a taxas máximas que serão revistas trimestralmente.

A instituição liderada por Vítor Constâncio avança ainda que analisou os juros praticados por 59 instituições de crédito e calculou as médias para os diferentes contratos. As taxas máximas não podem ultrapassar a soma de cada média com um terço do seu valor.

http://diario.iol.pt/economia/juros-credito-banco-de-portugal-credito-pessoal-automovel/1108561-4058.html

veja também:

http://www.ionline.pt/conteudo/36427-bancos-podem-cobrar-juros-328-nos-cartoes-credito-em-2010

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br