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Garantia estendida – Procon-SP constata que 71,26% dos consumidores não foram informados de que se tratava de um seguro, o que traduz falha de informação.

Garantia Estendida

Pesquisa revela que informação ao consumidor é inadequada.
Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP sobre garantia estendida constatou que uma Maioria dos consumidores (71,26%) Que contrataram este serviço não foram informados de que se tRATAVA seguro de um. Outra falha detectada foi relacionada à informação que 31,03% não receberam o contrato. Entre os que tiveram acesso ao contrato, para todos (quase96,67%) Só isso ocorreu nenhum ato da contratação, ou seja, não tiveram conhecimento prévio das cláusulas PREVISTAS nas Condições Gerais da Apólice.
 
Normalmente oferecido nenhum mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, a garantia estendida é uma modalidade de seguro normatizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), cujo objetivo é fornecer ao segurado e uma extensão/ou complementação da garantia original de fábrica, eSem stabelecida contrato de compra e venda de bens, mediante pagamento de prêmio.
O objetivo desta pesquisa é captar um POSIÇÃO ea percepção do consumidor frente a algumas questões do contrato de garantia estendida como, bem a qualidade e abrangência das informações recebidas por ele antes e durante a contratação.
 
Outras constatações
A pesquisa constatou que uma apresentação/venda deste tipo de garantia carece de uma informação préviadequada – um dos direitos básicos do consumidor (art. 6 º do CDC). Além da oferta irregular (vendedores não oferecem esse serviço como um seguro, previamente não Informam sobre as coberturas e exclusões que estão PREVISTAS nas Condições Gerais da Apólice de Seguro e só contrat o entregam no ato da contratação), a pesquisa constatou que, dentre os consumidores que contrataram o seguro garantia estendida , uma Maioria não utilizou o (63,22%) E, Dentre os que o utilizaram, metade teve problemas.
O principal problema apresentado foi: “exclusão de cobertura por mau uso do produto” (56,25%). Em segundo lugar, aparece: “não trocou o produto conforme estava previsto em contrato” (25%). Após a constatação do problema, todos os entrevistados que tentaram cancelar o seguro não conseguiram.
 
Nos estabelecimentos físicos, os resultados mostram que 100% (25) obtêm resultados com essa modalidade de seguro. A pesquisa apurou também, que todos os vendedores abordados não oOferecem esse serviço como seguro, e sim como uma extensão da garantia contratual. É importante destacar que em 80% estabelecimentos dos pesquisados (20), os vendedores informaram que as Condições Gerais da Apólice são disponibilizadas somente no ato ou após a compra do produto.
 
Metodologia
A pesquisa foi realizada em três etapas:
Pessoais – Entrevistas realizadas com consumidores, nos dias 18 e 19 de agosto, por meio de aplicação de 303 questionários estruturados;
- Sondagem física realizada nos dias 29 e 30 de julho envolvendo 25 estabelecimentos comerciais distribuídos pelas Regiões Norte, Sul, Oeste e Leste do Município de São Paulo;
- Pesquisa em 12 lojas virtuais.
16 DE OUTUBRO DE 2009

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Site publicado em 04/05/2009
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