Flávio Citro - Direito Eletrônico

Superendividamento nos EUA resolvido pela autodefesa do consumidor no You tube.

Revolta da endividada. Autodefesa da consumidora.

Vídeo no YouTube faz Bank of America baixar juros do cartão de crédito de cliente.

NOVA YORK, EUA – As reclamações feitas em um vídeo no You Tube por Ann Minch, uma indignada cliente do Bank of America, acabaram surtindo efeito. Como mostra reportagem do site da CNN Money, Ann ficou extremamente revoltada com o fato de o banco ter aumentado as taxas de juros de seu cartão de crédito de 12,99% para 30% ao ano. Ann tentou negociar com o banco, do qual é cliente há 14 anos, sem sucesso. Mas depois que o vídeo virou uma febre entre os internautas, o BofA acabou reduzindo as taxas para o patamar anterior de 12,99%.

 - Vocês são maus, ladrões bastardos – desabafou Ann.

O vídeo, entitulado “A revolta da endividada começa agora!” (”Debtor’s Revolt Begins Now!”), foi um dos mais acessados pelos internautas, recebendo 350 mil visitas desde que foi postado, em 8 de setembro.

Citando a privacidade do cliente, um porta-voz do banco disse que não poderia comentar sobre as contas individuais, mas confirmou que “chegamos a uma solução mutuamente aceitável com base em informações adicionais que verificamos”.

No vídeo, a cliente afirma não ter ultrapassado seu limite de crédito e nem ter atrasado o pagamento das faturas, apesar de não ter um trabalho de tempo integral.

- Eu poderia conseguir uma taxa melhor de um agiota – acrescentou Ann.

Betty Riess, porta-voz do Bank of America, disse que os clientes recebem um aviso prévio do aumento das taxas juros e podem optar por pagar seu extrato com a taxa atual e, se quiserem, fechar a conta.

Com seu cabelo cor de fogo e olhos pintados, Ann Minch mandou seu recado em um vídeo de quatro minutos e meio de duração.

- Vocês colheram lucros profanos em seus megaesquemas de cassino, depois perderam e voltaram para usurpar a riqueza desta grande nação através da violação e roubo dos americanos de classe média, cujo suor e trabalho ajudou a construir este país – afirmou.

Classificando a ajuda dada aos bancos pelo governo dos Estados Unidos como ”a maior trapaça na história mundial”, Minch estabeleceu seus termos: caso o Bank of America se recusasse a retornar com a taxa mais baixa e pagamentos mensais, ela não pagaria ”nem um centavo a mais de sua dívida com a taxa de 30%”.

Segundo o site The Inquisitr, um executivo do BofA soube do vídeo e contactou Ann, oferecendo uma taxa de 16,99%. Ela rebateu afirmando que o Bank of America está recebendo dinheiro do Federal Reserve, o banco central americano, ”a juros de 0%” e, diante disso, uma taxa de 12,99% é mais do que razoável.

Minch diz a seus telespectadores que “está disposta a sacrificar sua pontuação de crédito, a fim de tomar uma posição que acha ser a certa” e os convocou a aderirem ao que chamou de ”Revolução dos Americanos Inadimplentes” (“American debtors’ revolution”).

O Globo  http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/29/video-no-youtube-faz-bank-of-america-baixar-juros-do-cartao-de-credito-de-cliente-767832850.asp

Confira o vídeo de Ann Minch

http://www.youtube.com/watch?v=jGC1mCS4OVo

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br