Flávio Citro - Direito Eletrônico

CEMIG QUER OFERECER INTERNET VIA REDE ELÉTRICA.

CEMIG QUER OFERECER INTERNET.
 
Acesso via rede elétrica baratearia banda larga em Minas.

BELO HORIZONTE. O governo de Minas Gerais deu mais um passo para transformar a Cemig, sua companhia energética, numa “telelétrica”. Projeto de lei enviado pelo governador Aécio Neves (PSDB) à Assembleia Legislativa amplia o campo de atuação da empresa, autorizando-a a vender serviços de telecomunicação. A ideia é oferecer internet banda larga no mercado, por meio da tecnologia PLC (Power Line Communications).

A iniciativa é uma das primeiras depois que as agências nacionais de Telecomunicações (Anatel) e de Energia Elétrica (Aneel) aprovaram o uso da internet por rede elétrica. A prestação do serviço ficará a cargo da Infovias, subsidiária da Cemig que já atua no setor, alugando infraestrutura para as teles. A empresa fará estudos sobre os custos e a viabilidade técnica do projeto, de olho no potencial do negócio.

O PLC poderia turbinar as receitas da companhia. Em Minas, só 18% dos domicílios (1,1 milhão) têm acesso à internet, segundo o IBGE. Em muitos casos, as provedoras do serviço têm dificuldade de expandir suas redes. Mas a energia elétrica está em 99,2% dos imóveis. A tecnologia é competitiva, pois a velocidade de transmissão chega a ser 10 vezes superior à da banda larga convencional. O consumidor pagaria a metade do preço, segundo estimativas. (Fábio Fabrini)

O Globo
04/09/2009

Faça seu comentário (25)

Comentado por David Dumont em 3/8/11

Pelo amor de DEUS eu não aguento mais essa internet orrorosa e cara q estamos usando.

Será q teremos uma net decente no interior de Minas?

Moro em COLUNA MG e aqui só tem net via rádio.
É uma mmermememremerda e muito caro,todos os dias ta fora do ar por algum motivo e a conta chega no dia certinho ou até mesmo antes.

Pelo amor de DEUS quando é q teremos uma internet q preste e a um preço q seja compativel com nossa realidade???

Comentado por Izaque em 23/6/11

espero que esse serviço de internet via rede chegue até nós porque estamos cansados de usar internet que mais parece lesmas do que internet, uso a internet a rádio e pago por ela e quase sempre fica fora do ar, mais a conta vem sempre com tempo record.

Comentado por Jose Onofre em 24/3/11

Estou a mais de 2 anos na espera dessa internet que foi prometida, só que até hoje pela lentidão dos nossos governandes acho que vai demorar muito ainda, fico até desanimad.o

Comentado por Mauro Abreu em 22/2/11

Uso a internet via radio Wireless e pago R$180,00 mes.Velocidade 100 kbps (Uma carroça)
Tentei a 3G Vivo e Claro sem resultado).Como sofremos, fomos na Anatel em Brasilia para cancelar a fatura Claro que era estorciva.

No Canada a Internete via rede eletrica é uma realidade, não estamos inventando a roda.

Sr Presidente da Cemig, Sr Senador Aécio Neves, Sr Governador Anastasia: mirem-se em Juscelino o JK que cortou este Pais de rodovias asfaltada de Norte a Sul e os presidetes posteriores não conseguem dar manutenção as mesmas.

Não intimidem com a força Sarney, Ronan, Collor e Cia, pois os Mineiros tem uma missão a cumprir.
Internete via rede eletrica é somente uma questão de interesse politico. Não criem barreiras ao progresso. Pra-frente Mina Gerais!
Sejamos Pro-Ativos

Comentado por D.GOMES em 19/12/10

Acho este projeto excelente, mas duvido que vá dar certo, pois não sei se já temos tecnologia para utilizar fios de energia elétrica para tal.

Pode ser que não dê certo, mas estou torcendo para que dê certo.

E’ isso!

Comentado por Pedro Messina em 30/11/10

Isto é muito importante para que todas as escolas tenham a INTERNET, o que vai diminuir muito o custo com livros para pesquisa.

O que falta para esta tecnologia entrar em funcionamento?

Há uma previsão de funcionamento?

Comentado por Kaka em 24/8/10

quando a cemig vai transmitir internet via rede eletrica em São Caetano municipio de Capelinha? aqui nao tem net, por favor fornece o sinal pra gente bem rapido, ja tem mais de 2 anos que tou na espera disso!

Comentado por Emerson em 19/5/10

Gostaria de saber mais sobre a banda larga via rede eletrica e quando será possível pedir o serviço de instalação.

Comentado por Marcos em 23/4/10

Que bom. Para nós brasileiros é muito importante ter projetos como estes. Pois ajuda muito. Hoje é indispensável o uso da internet. Mas é uma pena que é um serviço muito caro e a maioria da população não tem recurso para tal investimento. Pois bem, fico feliz em que haja pessoas preocupadas com uma tecnologia que pode melhorar o futuro do nosso país. Pense bem: Quantos milhões de lares que podem ser beneficiados. Fica até mais fácil para nossas crianças terem um estudo de qualidade. É isso aí…

Comentado por luiz carlos em 28/3/10

queria saber mais sobre essa internet via rede eletrica e se for possivelqndo vai comecar a funcionar para os usuarios residenciais

Comentado por ramon wander da conceiçao em 27/3/10

gostaria de saber qual a previsao para santa luzia ?..

Comentado por severino fernandes em 25/3/10

Boa tarde, Gostaria de saber quando e qual o rpazo para a instalação dessa internet. Eu moro na zona rural, essa internet vai facilitar meu acesso?

Obrigado

Comentado por Daniel Fernandes em 24/3/10

Espero nao so eu ,mas todos de ITAMARANDIBA-MG, com muita ansiedade, por esta tecnologia.
Daniel- Itamarandiba-MG

Comentado por AMARILDO AUGUSTO em 21/3/10

Não existe nada pior que você querer internet e uma operadora não te dar a mínima sinal que ela não respeita os consumidores,assim que chegar por aquí farei campanha contra a ctbc e todas as “exploradoras”de internet 3G

Comentado por AMARILDO AUGUSTO em 21/3/10

Será que este serviço demorará a chegar por aquí?porque moramos em um distrito que tem mais de 1000 habitantes e cansamos de procurar a CTBC (dica-se de passagem um lixo)e ela nada faz para oferecer internet banda larga aquí pra nós,espero que chegue breve para acabar com a farra de preços altos dessas operadoras.

Comentado por EDIMILSON CANGUSSU BARBOSA em 3/2/10

Gostaria de saber qdo essa novidade chega aqui no interior, e qto custará, pois não aguentamos mais viver no passado.

EDIMILSON, de EPAMINONDAS OTONI-CARLOS CHAGAS.

Comentado por HORLEM em 8/1/10

Que bom, sendo o Aécio Neves inteligente como é certamente que dará enfase a aprovação deste projeto o quanto antes, tendo em vista a telefonia, tanto movel quanto fixa, serem as mais caras do mundo…valeu Aécio Neves, com esse passo certamente ja conquistou muitos votos dos internautas….

Comentado por Jorge em 5/1/10

Noticia ótima, morei em Osasco SP minha vida toda, acostumado com ADSL, acabei vindo parar em Congonhas MG…. situaçao totalmente diferente, nao moro no centro da cidade e aqui não tem nenhuma disponibilidade para banda larga, somente essas conexões EDGE de operadores de telefonia movel (Horriveis). Espero com ânsia este PLC independentemente do preço, estou preocupado com a qualidade dos serviços (velocidade)
abs.

Comentado por Carlos em 2/1/10

Gostaria de saber quando essa novidade chega aos demais municipios (Caeté),e que providencias devemos tomar para que possamos utilizar essa novidade.

Comentado por Heliton em 11/12/09

eu queria saber,quando essa novidade chega para nos usuarios,porque queremos uma coisa boa e mais barata.

Comentado por Floriano em 10/11/09

Nossa,

Não vejo a hora desse projeto ser aprovado pela assembleia e logo implementado pela mais nova tele brasileira (Teleminas), não aguentamos mais pagar R$ 44,00 para a OI sem usar o telefone, internet nem se fala, pois na minha cidade(Prudente de Morais), o progresso chega de jeguinho.Valeu Governador Aecio , valeu Cemig!

Floriano Ferreira

Comentado por Renan Ferreir Gomes Silva em 31/10/09

O PLC é uma grande solução a conectividade a internet no interior mineiro, muitos mineirinhos não tem acesso à rede em casa por falta de estrutura, pode-se conseguir acesso por outros meios no interior, mas são bastante caros e inviáveis aos moradores. A estrutura elétrica é bastante grande, tendo em vista que a pouco tempo é que alguns domicílios de regiões bastante distantes do “centros” puderam ter enegia em suas casas.
Dou meus votos para que o serviço chegue até o interior com qualidade e respeito ao consumidor que é o que a Cemig já vem fazendo a muitos anos!!!

Comentado por Carlos Roberto Lauton em 19/10/09

gostaria de saber em quando começará a funcionar a internet pela cemig no interior?

Comentado por Flávio Citro em 16/10/09

William, no Rio a Light , que inclusive tem a CEMIG como integrante de seu controle acionário, vai explorar a PLC e já tem alguns protos piloto em funcionamento. Ainda não tenho informação sobre o início da comercialização.

Comentado por WILLIAM em 16/10/09

GOSTARIA DE SABER QUANDO SERA ESTE ANO AINDA OU SO FICARA PARA 2010 POIS ESTOU ESPERANDO POR MOTIVO DO BAIXO CUSTO POIS MUITAS PESSOAS NAO TEM BANDA LARGA

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br