Flávio Citro - Direito Eletrônico

Internet Banda larga via rede elétrica terá resolução aprovada até o fim desse mes de julho de 2009

Banda larga PLC (Power Line Communications) via rede elétrica terá resolução aprovada pela ANEEL até o fim de julho

Por Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

Publicada em 06 de julho de 2009 às 16h12

Atualizada em 07 de julho de 2009 às 12h33

São Paulo – Regulamento está em análise pelo conselho diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda este mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá aprovar a resolução que permitirá a oferta de serviços de internet pela rede elétrica, por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC).

De acordo com o documento, que está sob análise do conselho diretor da Aneel desde maio, as empresas distribuidoras de energia elétrica não poderão prover acesso à internet por meio de suas redes. Elas deverão alugar a infraestrutura para que outra companhia preste o serviço.

Caso a distribuidora tenha interesse em atuar no mercado com uma oferta do tipo, deverá criar uma subsidiária para explorar comercialmente o serviço. É o caso da AES Telecom, ligada à AES Eletropaulo, que está realizando testes com a tecnologia em São Paulo.

Em abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o regulamento do PLC. Com o aval da Aneel, abre-se caminho para que as primeiras ofertas do serviço sejam oferecidas ao mercado consumidor.

A decisão do conselho diretor da Aneel será tomada em reunião pública. Os diretores da agência se reúnem sempre às terças-feiras, na sede do órgão regulador, em Brasília (DF).

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/07/06/banda-larga-via-rede-eletrica-tera-resolucao-aprovada-ate-o-fim-de-julho/


 

A tecnologia PLC transforma uma rede de distribuição elétrica em uma rede de comunicação pela superposição de um sinal de informação de baixa energia ao sinal de corrente alternada de alta potência. A faixa de freqüência utilizada para comunicação é de 1,6 a 50 MHz para aplicações Banda Larga.

 

Regulamentação do uso da tecnologia Power Line Communications (PLC)

13/04/2009 – A Anatel publicou a Resolução 527, que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL). O documento estabelece os critérios e parâmetros técnicos que permitem a utilização dessa tecnologia de forma harmônica com as aplicações de radiocomunicação que usam radiofreqüência na faixa entre 1.705 kHz e 50MHz.

Faça seu comentário.

Site publicado em 04/05/2009
www.flaviocitro.com.br - siteflaviocitro.com.br